segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CAMISETAS PRONTAS!!!

Olá galera, depois de algum tempo estão prontas nossas camisetas para as corridas de rua.


















Quem quiser já pode vir na Gerência de Qualidade de Vida e retirar a sua.

Abraço a todos e bons treinos.

Corrida de Cara Limpa Contra as Drogas

Olá galera.

A Polícia Judiciária Civil realiza no próximo dia 10 de outubro a 2ª corrida de rua do projeto “De Cara Limpa Contra as Drogas”, nas categorias universitária, policial e geral. As inscrições iniciaram na sexta-feira (24.09) e vão até o dia 6 de outubro ou até o limite de 700 participantes. A ficha de inscrição poderá ser preenchida nas delegacias de Cuiabá e Várzea Grande, na Federação de Atletismo de Mato Grosso e nas Secretarias de Esportes de Cuiabá e do Estado.

Além da participação de policiais, o evento é aberto para universitários, agentes prisionais e ao público em geral, desde que a pessoa seja maior de 18 anos. O percurso será novamente de 5 quilômetros ao redor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), passando pelos bairros Boa Esperança, Jardim das Américas e Jardim Itália na Estrada do Moinho. Os três primeiros lugares receberão premiação.

A corrida “De Cara Limpa” é uma das ações do projeto De Cara Limpa Contra as Drogas, da Polícia Civil, executado pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) de Cuiabá. O projeto busca sensibilizar e conscientizar a sociedade de que a prevenção ao uso e a repressão ao tráfico de drogas não é apenas dever da polícia, mas responsabilidade de todo cidadão que deseja um mundo de paz.

Então pessoal, os interessados em participar da corrida entrem em contato comigo (henique.costa/2315). Lembrando que essa corrida valerá pontos para o Campeonato Fazendário de Corrida de Rua.

Abraço a todos e bons treinos.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pontuação para corrida de reis


Olá galera.

Levando em consideração a maior procura e número de participantes da Sefaz na Corrida de Reis, além do fato dela ser a última corrida de nosso calendário, foi estipulado uma pontuação diferenciada para a mesma. A tabela com os pontos que serão atribuídos para a corrida de reis é a seguinte.

COLOCAÇÃO 
PONTUAÇÃO 
PARTICIPAÇÃO 
TOTAL 
30 
5 
35 
25 
5 
30 
22 
5 
27 
20 
5 
25 
18 
5 
23 
16 
5 
21 
14 
5 
19 
13 
5 
18 
12 
5 
17 
10°
11 
5 
16 
11°
10 
5 
15 
12°
9 
5 
14 
13°
8 
5 
13 
14°
7 
5 
12 
15°
6 
5 
11 
16°
5 
5 
10 
17°
4 
5 
9 
18°
3 
5 
8 
19°
2 
5 
7 
20°
1 
5 
6 

Quem ficar fora das 20 primeiras colocações continuará recebendo a pontuação pela participação que é de 5 pontos.

Com essa pontuação também acredito que vocês possam entrar mais motivados na última corrida, pois a possibilidade de melhorar a colocação no Campeonato Fazendário de Corrida de Rua será maior.

Então é isso, qualquer dúvida é só entrar em contato comigo (henrique.costa/2315). Um abraço a todos e bons treinos.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CALCULADOR DE RITMO

Olá galera!

A partir de hoje temos uma nova ferramenra no blog, que é a calculadora de ritmo de corrida. Essa ferramenta está situada na barra lateral, logo abaixo dos links para o campeonato de corrida de rua.

Com essa calculadora é possível saber o tempo por km necessário para atingir determinado objetivo de tempo. Suponhamos por exemplo que eu queria terminar uma corrida de 10km em 45 minutos, mas não sei que ritmo adotar durante a prova. É só preencher a quilometragem total da prova, o tempo que você quer fazer a corrida e apertar a imagem que está logo abaixo que será aparecerá o tempo/km necessário para fazer a corrida em 45 minutos, que nesse caso é de 4:30 min/km.

Essa é uma ferramenta muito útil para ajudá-los a atingir seus obejtivos.

Um abraço a todos e bons treinos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A emoção de cruzar a linha de chegada...

Olá. Li um artigo muito bacana e gostaria de compartilhar com vocês.

Por Nelson Evêncio.



Jefferson completando a Corrida da PM
A corrida é uma das únicas modalidades em que todos podem participar da festa ativamente, independente de nível técnico. Onde um reles mortal, muitas vezes sem o menor biótipo de corredor pode treinar, inscrever-se e participar de um mesmo evento que o recordista mundial, percorrer o mesmo percurso, ser visto pelas mesmas pessoas, contemplar as mesmas paisagens, tomar posse do mesmo espaço e, sobretudo, desfrutar do momento mágico de cruzar a tão desejada linha de chegada. 

Quanto não estou participando da festa como corredor, um dos locais que mais gosto de ficar é próximo à linha de chegada, pois ali se observa as mais variadas e interessantes expressões e reações. Tem gente muito feliz e sorrindo, dando socos no ar, gente chorando de alegria por um objetivo alcançado, que pode ter sido um recorde, uma boa colocação, a superação pessoal, ou simplesmente o fato de conseguir chegar, superando todas as adversidades encontradas pelo caminho. Mal sabemos quais foram elas. 

Tem gente triste por não ter conseguido um lugar no disputado pódio, ou por não ter feito o tempo que gostaria, mesmo que tenha chegado a apenas alguns míseros segundos acima do programado. Confesso que muitas vezes já cometi esta heresia. Gente humilde, gente abonada, gente mal vestida e gente chique. Magrinhos, gordinhos, marombados, baixinhos a altos, discretos e alarmantes, acabados e inteirinhos. Penteadas e descabeladas. Belas e feras, ou belas, mas ao mesmo tempo feras.

Inclusão - À frente normalmente chegam os mais privilegiados pela invejável genética, porém muito castigados pela dura rotina de anos de treinos e cujos corpos já suportaram e resistiram às mais fortes dores, das mais variadas e pesadas cargas. Mas alguns minutos após, também cruzam a mesma linha de chegada os gordinhos, os descoordenados, as mulheres que não deixam de se preocupar com a combinação da roupa, com a maquiagem e com o detalhe no cabelo. 

Os mais simples dos tênis bem gastos e baratos, os mais abonados dos tênis tecnológicos de último modelo, os de roupas discretas e os fantasiados, demonstrando que cruzar a linha de chegada é algo muito democrático, privilégio de todos os que se preparam adequadamente e muitas vezes até de alguns que nem tanto. 

Quem nunca correu talvez não entenda o significado de ser o primeiro, segundo, terceiro colocado ou de “apenas chegar”, pois provavelmente não faça ideia do quanto deve ter custado este momento tão mágico para o corredor. Lembro-me de um domingo em que fui acompanhar dois corredores do meu grupo em uma pequena, mas tradicional corrida próximo ao parque do Ibirapuera. 

Um deles, que após deixar de lado o sedentarismo, criar coragem, começar a caminhar e em seguida começar a correr com muita dificuldade, finalmente completou sua primeira prova. O outro, que havia trabalhado no período noturno, mas que mesmo cansado teve a honra de cruzar a linha de chegada a frente de todos os inscritos. E como dizer que um teve mais mérito ao completar a prova do que o outro? Considerando as dificuldades e condições de cada um, diria que é praticamente impossível. 

A linha de chegada vai muito além da medida do tempo registrado entre o tiro de largada e o final da última passada. Suor, esforço, sacrifício, dor, renúncias, dedicação, comprometimento, amor e paixão são alguns de seus sinônimos. Seja a prova de 100 metros, 5 km, 10 km ou maratona, a tão sonhada linha mágica, visão e momento mais desejado por todos os corredores é apenas o local simbólico entre o processo que vai do início da preparação a realização de um sonho. É o registro de um momento cuja lembrança muitas vezes irá transcender, por anos a fio. 

Fotos da Futzone night run.

Olá galera, aqui estão algumas fotos da Futzone night run.


Futzone night run


Abraço a todos e bons treinos.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Futzone Night Run 2: Resultados

Jean e Greice (Quem parece mais cansado?)
Saudações.

Aconteceu nesse sábado (18/09) a edição 2010 da Corrida Futzone Night Run.
Mesmo sendo noturna, a prova foi muito difícil por causa do clima extremamente seco e o percurso com muitas subidas e descidas.
A corrida contou com camiseta de qualidade, cronometragem por chip (apesar de só registrar o tempo bruto), envio de resultado por SMS e som de DJ´s animando os bastidores, o que já é um grande diferencial em relação às demais corridas.
Como pontos a serem lamentados, fica o atraso da corrida (40 minutos) e a pouca infra-estrutura do local. Um banheiro pra 300 corredores e mais acompanhantes e espectadores da corrida é muito pouco.
Se a corrida pudesse ser realizada em um local com trechos menos desertos, seria mais interessante também.
De qualquer forma, destacamos a participação de vários atletas da SEFAZ:

10 Km
Jean Carlos Taques Sampaio - 50m:36s
Ricardo de Lucca Crudo - 51m:21s
Reinhard Ramminger - 55m:49s
Paulo Cezar de Souza - 62m:08s

5km
Greice de Souza Arruda - 36m:56s
Cláudio Farias de Miranda - 30m:27s
Anderson B. Iglesias Araújo - 31m:37s

Os resultados completos podem ser consultados aqui.

Parabéns a todos e até a próxima corrida.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

RESULTADO DO SORTEIO

Olá galera, por falha minha coloquei que seriam sorteadas 5 camisetas, mas na verdade são 3 camisetas regatas.

O sorteio foi feito hoje pela manhã, e os ganhadores são:

- Ricardo Crudo

- Anderson B. Iglesias Araujo

- Reinhard Ramminger

Os sorteados devem vir retirar suas camisetas na Gerência de Qualidade de Vida.

Parabéns!

Um abraço a todos e bons treinos.

SORTEIO DE CAMISETAS.


Olá galera,

ainda estamos com alguns problemas para a entrega das camisetas das corridas de rua.

Essa semana nos foi entregue algumas camisetas (somente masculinas), mas parte delas não vieram conforme pedimos, por isso a empresa responsável pela confecção das mesmas, vai refazer todo  pedido.

Entretanto, essas camisetas que nos entregaram ficaram conosco, e por isso, faremos o sorteio de cinco delas, somente masculinas e para aqueles que fizeram o pedido.

Serão sorteadas duas camisetas regatas e três camisetas com manga.

Hoje a tarde sai o resultado e publico no blog.

Abraço a todos e bons treinos.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PARABÉNS!


Olá galera,

agora na Sefaz temos um corredor internacional, trata-se de nosso amigo e colaborador Ricardo Crudo, que participou da meia maratona de Buenos Aires neste último domingo, e terminou o percurso de 21km em 1:49:20.

Então deixo aqui os parabéns de todos os corredores da Sefaz a nosso querido amigo.

Um abraço e bons treinos!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Menos treino, mais qualidade.

Olá galera.

Depois de um tempo sem postagens hoje coloco aqui um artigo bem suscinto e objetivo sobre treinamento. Espero que gostem.

Por Maurício Belfante

A prática da corrida envolve muitos mitos entre os seus praticantes. Um desses fatos que com frequência criam dúvidas e fazem surgir discussões é sobre a quantidade de treino durante a semana. Enquanto alguns preferem correr praticamente todos os dias, sem descanso, especialistas alertam sobre a importância da pausa para o rendimento do corredor.

A principal maneira de saber quantos dias é necessário correr se consiste no tempo de recuperação de cada atleta, que ao sentir cansaço, não consegue evoluir. “É necessário saber em quanto tempo o corpo consegue se `regenerar´, sendo assim, achando os dias ideais e seguindo o direcionamento do treino com clareza”, diz Enzo Amato, diretor técnico da assessoria esportiva com o seu nome.

Direto para o treino!

Para que um treino seja útil e melhore o desempenho do atleta, ele deve conter elementos básicos. É como fazer um bolo. São necessários certos ingredientes na quantidade exata para que ele cresça. Entre os treinos que devem ser realizados semanalmente, estão o de volume e de velocidade, além de conter três variações de ritmo, o leve, moderado e forte.

“O cansaço costuma aparecer com mais frequência por causa dos treinos longos e fortes, exercícios que só devem aparecer a cada 15 dias. Não é certo correr forte todas as vezes, mas sim mesclar com ritmos mais leves e moderados, que ajudarão no desempenho do corredor”, afirma Cordeiro.

Além disso, outros treinos são recomendados, como os intervalados, ou também conhecido como tiros, que podem ocorrer uma vez por semana, e as variações de ritmo, que consistem em 15 minutos acelerado e cinco com menos força, realizando no final um processo regenerativo pela diminuição da velocidade.

“Se a pessoa corre todos os dias ela tem sempre que se perguntar se está mais rápido que na semana passada. Se não estiver, vale começar a diminuir o ritmo e alternar os dias de treinamentos. Nada em excesso é muito bom”, diz Amato.

Contudo, é importante que o corredor também corra conforme o seu nível. Iniciantes devem dar um foco maior no volume, que irá aumentar sua resistência, sem se preocupar em ser mais veloz. Já os experientes devem dar ênfase na velocidade imprimida nas passadas, que resultará em melhores marcas.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

INSCRIÇÕES PARA A CORRIDA NOTURNA.

Olá, galera.

Conforme dito no post anterior, no dia 18 de setembro teremos a 2ª edição da FUTZONE NIGHT RUN. A corrida terá início as 19:00h e terá percurso de 5 ou 10km, cuja escolha fica a critério do atleta. O valor da inscrição é de R$35,00 e dará direito a uma camista de boa qualidade e sacolinha para treinos.

Aqueles que estiverem interessados em participar, favor entrar em contato comigo, através do 7-2315, ou por e-mail (henrique.costa), pois vou fazer a inscrição de vocês e vamos participar como equipe.

Só vale ressaltar que a corrida NÃO vale pontos para o Campeonato Fazendário de Corrida de Rua.

Um abraço a todos e bons treinos.