quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Enquete Aberta

Olá galera, depois de explicar as opções que temos para o sistema de pontuação do 2° Campeonato Fazendário de Corrida de Rua, chegou a hora de votarem e escolherem qual preferem.

Na primeira opção manteriamos o critério do ano passado e a premiação por faixa etária.

Já na segunda opção adotariamos a pontuação pela participação de acordo com a idade, e a premiação por faixa etária seria extinta.

E a última opção é para aqueles que qualquer uma está de bom tamanho.
A enquete está localizada na parte superior da barra lateral do blog.

Deixe seu voto para contribuir com o 2° Campeonato Fazendário de Corrida de Rua.

Abraço a todos e bons treinos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Importante - Pontuação para o 2° Campeonato de Corrida

Olá galera, o assunto desse post é de suma importância, pois é relacionado ao 2° Campeonato Fazendário de Corrida de Rua. Na verdade, iremos discutir e decidir, um aspecto fundamental do Campeonato de Corrida, que é o seu sistema de pontuação.

Semana passada coloquei um post dizendo que postaria o regulamento da Campeonato essa semana, e com isso recebi uma sugestão para o sistema de pontuação. Na verdade, isso já estava pronto, mas como queremos deixar as coisas mais transparentes e democráticas possíveis, abriremos a discussão para tomarmos a decisão em conjunto. E isso será feito através de uma enquete.

A ideia inicial para a pontuação do 2° Campeonato de Corrida era muito parecida com a do ano passado, só que nesse ano, ao invés de apenas os 10 primeiros receberem pontuação pela classificação, isso aconteceria com os 20 primeiros colocados da Sefaz. Além disso, a pontuação pela participação passaria de 5 para 8 pontos.  O sistema, já com a pontuação pela participação, está demonstrado na tabela abaixo (só clicar nela para visulizar em tamanho maior).

Dessa forma, ao final do Campeonato teriamos a premiação geral e por faixa etária. E esse ano a faixa etária seria dividida em 3: até 35 anos; 36 até 49 e 50 acima.

Já de acordo com a sugestão que me foi apresentada, os tempos que fossem obtidos nas corridas seriam corrigidos de acordo com a idade. Por exemplo, para um corredor de 25 anos que completasse uma prova de 10km em 60 minutos : 60 x 1,000 = 60 minutos

Já um corredor de 40 anos : 60 x 0,94= 56,4 minutos

Corredor de 60 anos = 60 x x0,80 = 48 minutos

Entretanto, isso é inviável, já que pra esse sistema funcionar seria necessário o tempo exato de cada corredor em todas as provas, o que não acontece em Cuiabá. Portanto esse sistema é descartado.

O outro sistema que pode ser adotado, também foi uma sugestão de um servidor da Sefaz, e é mais fácil de ser aplicado que o anterior. A ideia é que a pontuação pela participação que os corredores ganham em cada prova, que no ano passado foi de 8 pontos, seja concedida de acordo com a idade dos corredores. Por exemplo:

Corredor de até 30 anos - 5 pontos
Corredor de 31 a 40 anos - 6 pontos
Corredor de 41 a 50 anos - 7 pontos
Corredor de 51 a 60 anos - 8 pontos
Corredor de 61 anos acima - 9 pontos
Essa é uma forma de tentar igualar a situação entre as variadas idades de corredores. Mas caso usemos  esse método para pontuação, a classificação por faixa etária perderia seu sentido, já que ela é utilizada justamente para premiar aqueles que, teoricamente, tem menos de condições de brigar pelo título.

Resumindo, temos 2 métodos de pontuação para que possamos escolher o mais adequado para a nossa realidade. O primeiro é igual ao do ano passado, e o segundo é com pontuação pela participação de acordo com a idade, o que acabaria eliminando a premiação por faixa etária.

Para termos uma definição, abrimos a discussão aqui no blog. É só comentarem e manifestarem a opinião de vocês. E na quinta-feira, depois do tempo para os comentários, abriremos uma enquete para todos votarem e escolherem qual método preferem.

Por favor, comentem.

Abraço a todos e bons treinos.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Preparem-se, já temos nossa data de estreia

Olá galera, de acordo com a Secretaria de Esporte e Cidadania de Cuiabá a Corrida em Comemoração ao Aniversário de Cuiabá será dia 3 de abril, e portanto será a primeira prova do 2° Campeonato Fazendário de Corrida de Rua.

Além disso, já temos uma PREVISÃO das datas das Corridas de Rua desse ano. São elas:

03 de Abril - Corrida Pedestre Bom Jesus de Cuiabá
15 de Maio - Comemoração Aniversário de VG
28 de maio - Corrida da Infantaria
26 de junho - Corrida das Mulheres (Entretanto essa será promovida pela equipe OXTEAM e deverá ser paga, portanto não entrará em nosso campeonato)
2 de julho - Homens do Fogo (provavelmente a data está errada)
3 de julho - Dante de Oliveira
24 de julho - Corrida do Carteiro
14 Agosto - Corrida do Sesi (se for de 15km não entrará no Campeonato)
21 Agosto - Homens do Mato
06 de outubro - Corrida promovida pela OXTEAM (mesma situação da Corrida das Mulheres)
16 de outubro - Cara Limpa Contra as Drogas
23 Outubro - Corrida do Servidor Público
30 de outubro - Minimaratona do SESC
20 de novembro - Corrida e Caminhada do Doador de Sangue
14 Janeiro 2012 - Corrida de Reis

Como disse a vocês, essa é apenas uma PREVISÃO das corridas.

Na semana que vem divulgaremos o regulamento da segunda edição do Campeonato. Já a premiação, só será divulgada quando a fecharmos por completo, e isso ainda levará certo tempo. Mas garanto a todos que estamos trabalhando para manter, e quem sabe melhorar os prêmios oferecidos.

Abraço a todos e bons treinos.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mente Focada: Dicas de Psicologia Esportiva




Ultimamente tenho lido e estudado algumas teorias de motivação para organizações que considero altamente aplicáveis para esportes e, no nosso caso, para a corrida.


Uma teoria bastante interessante e já bastante comprovada sobre o desempenho dos profissionais em organizações se chama "Teoria da auto-eficácia", desenvolvida pelo psicólogo canadense Albert Bandura. Segundo este autor, a autoeficácia é a crença que o indivíduo tem sobre sua capacidade de realizar com sucesso determinada atividade. Assim, a crença que o indivíduo tem sobre sua própria capacidade pode afetar suas escolhas e o desempenho profissional. Trocando em miúdos: a autoeficácia é a percepção do indivíduo sobre sua própria capacidade. Essa crença determina como eu me sinto, me motivo e me comporto.


Construímos essas crenças na experiência com nosso meio social, nos sucessos e fracassos obtidos, pela influência de outras pessoas ou por nossos estados emocionais e fisiológicos. Segundo Bandura, as crenças de autoeficácia ajudam a determinar quanto esforço as pessoas vão dedicar a uma atividade, quanto tempo elas perseverarão ao se confrontarem com obstáculos e ainda o quanto são resilientes frente a situações diversas.


E o que tudo isso tem a ver com a corrida?!? T-U-D-O!


Já explico, com exemplos pessoais: Quando comecei a correr, já tinha um preparo físico razoável, pois fazia tae-boxe, então consegui completar minha primeira corrida toda, o que me deixou extremamente motivada e com uma autoeficácia positiva, já que havia conseguido um resultado positivo. Isso me deu gás para iniciar minha breve trajetória em corridas. Outras vezes já havia tentado correr, sem sucesso, achava que era praticamente impossível eu gostar desse esporte (autoeficácia negativa).


Matérias de diversas revistas mostram que a mente cansa antes do corpo, e é ela que deve ser trabalhada! 


Claro que o preparo físico é fundamental e essencial, mas a autoeficácia baseada em metas reais e tangíveis, com ajuda de um profissional de Educação Física e recomendações médicas, é ideal para que o atleta amador permaneça motivado durante sua prática esportiva.


Perceber que não se vai conseguir atingir metas e sonhos na corrida em um só dia, mas que a construção do corredor se faz em longo prazo, com treinamento, disciplina e autoeficácia positiva (sem distorções negativas ou supervalorização de sua capacidade).


Assim, ao analisar suas crenças sobre a própria capacidade, poderá perceber como estão suas atitudes frente às dificuldades: Será que você desiste antes mesmo de tentar? Será que diante de um obstáculo você logo desiste ou persiste, busca caminhos para melhorar? Perguntas como estas podem ajudar no seu treinamento na corrida e em mudanças comportamentais que podem favorecer seu desempeno tanto nos esportes, como no trabalho e nas atividades cotidianas.


Se você tem uma crença em sua capacidade muito negativa, tende a se desmotivar mais facilmente, o ideal é que você comece a correr com metas mais exeqüíveis, para que esta crença seja mudada gradualmente. 


Essas metas, volto a frisar, devem ser desenvolvidas junto com seu médico e profissional de Educação Física.


Outra coisa que pode afetar sua motivação na corrida é aquela parada de fim de ano, que piora nossos tempos e chegam a abalar nossa autoeficácia. Se você parou de correr nas férias e voltou mais lento, não se preocupe! Abaixo tem algumas dicas extraídas da Revista Contra-Relógio de fevereiro/2011:


PARA QUEM RELAXOU POR CAUSA DAS FÉRIAS 
A melhor forma de se motivar é ter autoconhecimento, reconhecer os sentimentos e emoções que a corrida traz. Revise os aspectos positivos e negativos do esporte em sua vida. Perceba que as motivações mudam com o tempo, conforme os objetivos vão sendo alcançados.
Estabeleça metas viáveis e baseadas no seu condicionamento hoje, e não no passado. 
Faça como lhe agrada mais. Se não gosta de correr em tal local, mas sempre o escolhe por ser o mais próximo da casa ou trabalho, tente variar só nessa primeira semana.
Nesse recomeço pode ser interessante ter companhia para a corrida. 
Estabeleça metas de curto prazo. Escreva seus objetivos para os próximos 15 dias, leia diariamente antes do treino e tente executá-los. 
Estabeleça metas de médio prazo. Escreva seus objetivos para os próximos 30 dias, como perder um pouco de peso, melhorar a condição física ou chegar o máximo possível na condição ideal, no ritmo que estava antes. Coloque em um local que olhe com freqüência, como tela do computador ou mesa do trabalho.
Pense positivamente mesmo diante das dificuldades iniciais, algo como "estou fazendo o correto". Foque sua atenção no treino que está realizando, no momento em que está vivendo, e evite pensar como estará nos próximos meses. É mais produtivo controlar as variáveis do presente, pois o futuro depende das ações do agora.
Evite o estresse e a ansiedade. Você não está mais correndo 15 km no ritmo que fazia antes? Sequer consegue completar os 10 km? Não se compare. Lembre-se que o principal objetivo da atividade física é o prazer, a satisfação, e não deve ser mais um desencadeador de estresse e ansiedade. Não se culpe caso não consiga atingir algum objetivo estabelecido. Reveja suas metas de médio prazo e veja se está fazendo tudo de forma gradual, pois o passo anterior necessita ser conquistado para passar ao passo seguinte.

 

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Quer mesmo parar de fumar? Correr ajuda e muito

Olá galera, agora os comentários estão liberados aqui no blog, portanto quem quiser sinta-se à vontade e manifeste sua opinião aqui.

Nosso colega Ricardo me mandou um artigo bem interessante da Revista Contra-Relógio sobre tabagismo e corrida, e resolvi postá-lo para vocês. espero que gostem.
Quer mesmo parar de fumar? Correr ajuda e muito

Criar e manter bons hábitos costuma exigir dedicação durante grande parte da vida; dependendo do vício, não abandonar os ruins significa correr o sério risco de desperdiçá-la por inteiro. No caso de quem quer parar de fumar, por exemplo, tem sempre uma voz lá dentro dizendo o quão prazeroso é o cigarro e outra gritando que ele faz mal à saúde. Virar o jogo não é tarefa fácil. Mas está longe de ser impossível. Marcada por recaídas e fracassos, a verdadeira virada só acontece quando o cérebro percebe que terá lucro, que haverá uma boa recompensa. É exatamente nesse aspecto que as corridas ajudam

O consumo de tabaco é um hábito fortemente arraigado ao cotidiano de mais de um terço dos habitantes do planeta. Originário das Américas e introduzido na Europa após os grandes descobrimentos luso-espanhóis, foi cultuado durante os séculos 18 e 19 e reprimido de forma mais intensa e sistemática a partir da segunda metade do século 20. A causa da perseguição? Fumar abrevia a vida. Fumar mata.
O tabagismo é reconhecido como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. No Brasil, enquanto pesquisas recentes dão conta que 25% da população acima de 18 anos fuma (o número vem caindo ultimamente), as estatísticas mostram que metade desse contingente morrerá por doença relacionada ao hábito adquirido.

Exceto pela parcela da população que vive nos cafundós da civilização, todo fumante tem noção bastante precisa do risco que corre quando resolve dar suas baforadas. Abandonar o vício, ao contrário do que se costuma pensar, não é apenas questão de força de vontade. O hábito de fumar é mantido por fatores físicos, comportamentais, cognitivos, emocionais e até mesmo motivacionais. Romper as amarras é tarefa dura. Mas as corridas podem ajudar. E muito.

MUDANÇA DE HÁBITO. O cigarro possui milhares de substâncias catalogadas como nocivas ao organismo humano. Responsável por criar o vício, a nicotina é apenas uma delas. Absorvida nos pulmões vai para o coração e, via sangue arterial, espalha-se velozmente pelo corpo. Entre seis e dez segundos alcança o cérebro, passando a atuar nos receptores ligados às sensações de prazer. Ao provocar dependência química, transforma-se no maior obstáculo para quem deseja interromper o vício.

Acostumado a funcionar sob estímulo da droga, quando o fornecimento de nicotina é interrompido o cérebro se vê obrigado a adaptar-se à nova realidade. Nesse processo de adaptação o indivíduo sofre os efeitos da chamada crise de abstinência. Dores de cabeça, alterações no sono, no apetite e no humor, náuseas, irritabilidade, tonteira, sudorese fria e depressão poderão fazê-lo desistir rapidamente da idéia. "A boa notícia é que esses sintomas costumam durar apenas algumas semanas e podem ser aliviados com intervenções medicamentosas ou, de forma alternativa, através da prática de exercícios físicos, especialmente os de intensidade moderada ou alta, como as corridas", diz a psicóloga Aline Sardinha.

Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na área da Terapia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia e tendo diversos trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, Aline, que também é corredora, considera mais tranqüilo e com maiores chances de sucesso os processos de parada que incluam alguma atividade física. Segundo ela, além dos conhecidos efeitos sobre o sistema ósteo-muscular, respiratório e cardiovascular, os exercícios físicos também atuam no sistema nervoso, especialmente no cérebro, produzindo mudança nos níveis de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina.

"No caso, correr ajuda o cérebro a restabelecer o nível dos neurotransmissores que foram ‘desorganizados' pela retirada da nicotina, aliviando tanto a intensidade como a duração dos sintomas sentidos durante a crise de abstinência, o que reduz as chances de recaídas nesse período, reconhecidamente a fase mais crítica de todo o processo. A corrida faz isso ao mesmo tempo em que atua nos centros cerebrais responsáveis pela regularização do apetite e do sono, o que acaba trazendo vantagens extras para quem deseja largar o cigarro", esclarece Aline.

ASPECTOS COMPORTAMENTAIS. Embora diversos estudos científicos comprovem os efeitos ansiolíticos da corrida - alguns trabalhos chegam a encontrar níveis mais baixos de ansiedade e maior sensação subjetiva de bem-estar em corredores que participam de grupos de corrida -, não é apenas no campo fisiológico que as corridas podem ajudar a parar de fumar. "Na medida em que a pessoa começa a se relacionar com indivíduos que têm hábitos mais saudáveis, passa automaticamente a freqüentar locais onde sente que o fumo ‘não combina' e tem assim a oportunidade de quebrar com maior facilidade algumas associações comportamentais responsáveis pela manutenção do tabagismo", diz Aline.

Perceber-se ativo e menos limitado também são fatores motivacionais importantes. Como os efeitos da retirada do fumo sobre a condição física aparecem rapidamente, ser capaz de correr irá representar um ganho significativo em relação ao que o indivíduo conseguia fazer anteriormente. Ver-se correndo mais e sentir-se melhor a cada dia representam uma motivação adicional para que a pessoa se mantenha afastada do cigarro. Sem contar que a corrida, ao aumentar o gasto calórico e favorecer o controle adequado de peso, ajuda a evitar uma das maiores causas de recaídas: voltar a fumar para emagrecer o tanto que se julga ter engordado ao parar.

Médico pneumologista e atual diretor do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, Alberto José de Araújolevanta outro aspecto favorável às corridas: "Por mais dependente que seja, quando alguém corre não fuma. Isso ajuda a pessoa a permanecer durante o tempo da corrida em abstinência, eliminando mais depressa o monóxido de carbono e aumentando simultaneamente os níveis de oxigênio em circulação no organismo. O crescimento progressivo e natural da produção de endorfinas e dopaminas irá restaurar o equilíbrio orgânico, dando forças ao indivíduo para ultrapassar a crise de abstinência."

Para aqueles que não correm e pretendem utilizar os benefícios da corrida como parte do tratamento contra o tabagismo, Dr. Alberto dá uma dica: começar a correr pelo menos duas semanas antes de entrar em abstinência garante maior chance de sucesso à empreitada. "Na véspera do dia marcado para a cessação - sim, é importante estabelecer uma data! -, uma boa corrida irá aumentar a confiança e a auto-estima de quem deseja se livrar do fardo e, então, paulatinamente, readquirir o domínio da própria vida. Tudo isso sem jamais esquecer que o tempo estará passando", diz ele.

QUANDO POUCO JÁ É DEMAIS, E TARDE MELHOR QUE NUNCA. Tempo. Não há palavra que provoque mais um corredor que essa. Se ele faz tanta diferença, o que dizer a favor daqueles que começaram a fumar ontem ou fumam apenas alguns poucos cigarros quando comparados aos que fumam muito ou há bastante tempo? Em termos de monóxido de carbono, outro subproduto nocivo gerado pela queima do cigarro, quase nada, garante Dr. Alberto: "Algumas míseras tragadas de um único cigarro podem manter o nível de CO elevado por até três dias. A ligação do CO com a hemoglobina resulta na formação da carboxi-hemoglobina, composto irreversível que captura boa parte das hemácias e acaba impedindo que elas cumpram seu papel como transportadoras de oxigênio e eliminadoras de gás carbônico. Se o corredor deixar de fumar, os ganhos em seu desempenho serão fantásticos, podendo ao longo do tempo equipara-lo ao de não-fumantes".

Tempo. Ele de novo. Sempre ele. Alguns especialistas admitem a prática esportiva como uma espécie de "fator compensatório". De acordo com essa teoria, a prática esportiva teria o mágico poder de apagar os malefícios que certos vícios causam ao organismo. A verdade verdadeira não é bem essa. "Remover as marcas deixadas pelo fumo depende do quanto já foi lesado o aparelho respiratório e do tempo no qual o indivíduo consegue recuperar as funções de suas glândulas mucosas e do sistema de transporte muco-ciliar. Ao deixar de fumar a recuperação dá a largada, avançando lenta e progressivamente. Porém uma coisa é certa: o tanto que já foi destruído ficará para trás, não se recuperando nunca mais", alerta Dr. Alberto.

Nas corridas e no tabagismo, largar na frente pode não ser decisivo. Mas nunca deixará de ser importante. Em ambas as situações, quando se trata de formar bons e abandonar maus hábitos, não podendo ser cedo, tarde será sempre melhor que ainda mais tarde. Boa largada! Nos dois sentidos.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Nova colaboradora do Blog e treino para iniciantes

Olá galera,

Estou iniciando hoje como colaboradora do blog da equipe SEFAZ Runners, com muita animação e várias idéias. Como diz meu marido, sou uma grande corredora teórica (gente boa ele!! rs), então acredito que vou ter algumas coisas bem bacanas para postar aqui.... Brincadeiras a parte, estou treinando com a turma nas terças, quintas e fins de semana e aproveito aqui para reforçar o convite a todos!

Agora, se você ainda não deu aquele pontapé inicial em 2011, já tá quase esquecendo das promessas do reveillon... Temos a seguinte proposta:

Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no Campo de Futebol da SEFAZ, a partir das 18 horas, temos aulas de ginástica, combinando exercícios aeróbicos (juntamente com caminhada e corrida) e localizados.

As aulas são muito dinâmicas e divertidas, para quem quer sair do sedentarismo rumo às corridas de rua!

Então, para você que quer sair do sedentarismo, perder uns quilinhos e dar o passo inicial para o II Campeonato de Corridas da SEFAZ, fica aí a dica!

Vale a pena deixar a preguiça de lado para aumentar a auto-estima, a disposição física e mental e, claro, fazer muitos amigos.

Para maiores informações, entrem em contato com Érica ou Márcia, na GQV: 3617-2315

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Entrevista com o campeão

Olá pessoal,

O entrevistado da vez é nosso amigo vascaíno, provável substituto do homem da cobra e idealizador do primeiro campeonato de corrida de rua da SEFAZ-MT.

E, não. Ele não foi vice. Foi campeão mesmo. E de virada.

SEFAZ Runners - Por favor, apresente-se:
- Olá, sou Henrique Arrais da Costa, Cuiabano, nascido em 7/02/1986, formado em Ed. Física pela UFMT, especialista em Obesidade e Emagrecimento, e servidor da SEFAZ desde 28/05/2007.

Na entrevista com a Potiara ela mencionou que é casada, e teve pouco tempo de namoro, apenas 12 anos e alguns meses. No meu caso tenho 7 anos e 5 meses de namoro, mas acabei de ficar noivo, portanto acho que desencalho mais rápido que ela.

SEFAZ Runners - Vamos tentar fazer essa entrevista com o Henrique corredor e não com o Henrique da GQV, ok? Mas antes, uma pergunta que todos querem fazer. Muita coincidência você ser o organizador do campeonato e ganhar o primeiro prêmio, não?

Ha...ha...ha. Digamos que já escutei isso algumas vezes, mas o bom é que todas foram sempre na brincadeira, então sendo saudável é sempre válido.

Mas falando sério, todos puderam acompanhar a transparência do Campeonato do início ao fim, principalmente por todas as informações estarem aqui no blog, por isso não tivemos reclamações quanto a isso.

E um fato curioso, que acabei de me lembrar, foi que o meu próprio chefe, Romeo, para não duvidarem da idoneidade do evento, estava torcendo pra eu perder o Campeonato, e quando viu o Jamil passar primeiro que eu na Av. Cpa, em frente a Tenda da Sefaz Runners, deu pulos de alegria, mas o que ele não esperava é que meu tempo líquido tinha sido melhor.

SEFAZ Runners - Brincadeiras à parte, o que é melhor? Ganhar o campeonato ou ver que a idéia deu certo?

São duas coisas distintas e ao mesmo tempo ligadas. Ganhar o campeonato foi legal pra caramba, mas no começo do ano duvidava muito que isso pudesse acontecer. Tinha sempre o Jamil e o Egídio, que infelizmente se contundiu, na minha frente. Além do Jean que sempre revezava as posições comigo.

Portanto, a primeira meta era conseguir me aproximar do Jamil e do Egídio, e isso foi sem dúvida o mais importante, ter sempre um obejtivo em mente, pois com isso os treinamentos ficam muito mais proveitosos. Por isso quero aproveitar e agradecer meus “adversários”, pois sem dúvida nenhuma só consegui melhorar meu desempenho por causa dessa competição sadia.

E isso é uma das coisas que me alegram muito, de como a idéia do campeonato deu certo, pois se não fosse isso não teríamos essa “rivalidade” durante todo o ano.

É muito gratificante quando pessoas que participam do Campeonato vêm falar comigo e me contam que já perderam peso, deixaram o sedentarismo, estão motivados, mais saudáveis, enfim, mais felizes.

Portanto são emoções distintas, mas se tivesse que escolher, com certeza ficaria com a idéia ter dado certo.

SEFAZ Runners - Como é a sua rotina de treinamento?

Então, em 2010 comecei a treinar na última semana de abril, e meu maior objetivo, mesmo antes da criação do Campeonato, era ganhar do Jamil na Corrida de Reis, pois ele lançou um desafio na premiação da Corrida de Reis de 2010, e eu prontamente aceitei e disse que iria ganhar dele (segundo nosso amigo Ricardo Crudo, em breve teremos uma história sobre isso).

Uma semana depois de começar a treinar já fiz uma loucura, que foi participar da corrida do SESI de 15Km. Quase não terminei a prova, e não aconselho a ninguém a fazer o que eu fiz.
No blog da Bruna tem um relato de como foi agradável essa prova para ela também.


Depois disso vi que precisava treinar mesmo, e comecei com uns treinos mais leves, de 2 a 3x por semana. Uma coisa que ajudou muito na motivação dos treinos,foi o fato de aos domingos treinar com alguns colegas da Sefaz (William, Ricardo e Jean). E aos poucos fomos levando um pouco mais a sério, e começamos a fazer treinos toda terça na UFMT, que melhoraram sensivelmente nosso desempenho nas corridas (infelizmente nessa etapa o William nos abandonou).

Enfim, na maior parte do tempo, treinamos 3x por semana, variando treinos de velocidade, resistência, longões, entre outros. E ao final do ano, o William voltou a treinar conosco e ainda tivemos a adição da Greice e da Rosely.

Quem estiver interessado em treinar conosco, por favor, sinta-se a vontade.

Esse ano a turma já aumentou.

SEFAZ Runners - Durante o ano passado e já no início desse ano, você tem treinados alguns colegas da SEFAZ. Essa orientação não prejudica a sua própria rotina de treinos?

Sinceramente, tendo em vista os benefícios que tenho, tanto de motivação, e principalmente
pelas novas e verdadeiras amizades que fiz, posso dizer que saio ganhando nessa.


SEFAZ Runners - Quais são seus planos e metas para 2011?

Esse ano quero melhorar meus tempos em relação as corridas do ano passado, e de acordo com os treinos vou ajustando minhas metas.

Outra coisa muito importante é a participação da equipe Sefaz Runners na Volta Ilha em Florianópolis e, além disso, conseguir participar com sucesso de uma Meia Maratona esse ano, provavelmente em Buenos Aires em setembro.

Fora as metas pessoais, como treinador, gostaria muito que aqueles que eu treino e treinam junto comigo conseguissem atingir todas suas metas. Por muitas vezes isso me deixa mais feliz que meus próprios tempos. E claro, torço pra que todos da Sefaz consigam melhorar seus desempenhos também.

SEFAZ Runners - Um recado para quem ainda não começou a treinar para o campeonato desse ano:

Não deixem pra começar a treinar na véspera das corridas, vamos nos preparar desde já. Esse ano o campeonato promete ser bem disputado e com um número maior de participantes.

Mas o mais importante, tenha sempre um objetivo em mente, seja ele qual for, quando queremos alcançar uma meta, os treinos fazem mais sentido, e acabam se tornando mais fáceis.

E de novo, quem quiser treinar conosco sinta-se a vontade, independente do nível de condicionamento físico.

Abraço a todos e bons treinos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Minha Primeira Meia...

Olá galera, depois de um tempinho sem postar nada, aviso que o tênis do Jamil já foi vendido, e quem se interessar em anunciar alguma coisa relacionado à corrida pode usar o espaço do blog para isso.

Mas na verdade, esse post é para mostrar a vocês o relato de nossa colega Bruna, que participou da Meia Maratona do Rio no ano passado. Vale a pena.



"Finalmente chegou: 18/07/2010.

Meia Maratona da Cidade do Rio de Janeiro.

Não tinha mais como fugir. Mistura de euforia e meeedo. Pensamentos confusos: Será que vou conseguir? E essa chuva? Por que me meti nessa? Claro que vou conseguir, me preparei. Será que me preparei? E por aí foram as últimas horas antes dos meus primeiros 21 km, mas vamos começar pelo começo.

Nas duas semanas anteriores à prova, matei dois longos, um de 18 km (estava voltando do Paraná), e outro de 12 km (estava na sala de parto com minha cunhada). A consciência pesou, mas vambora.

Quarta-feira à noite, véspera da viagem. Ansiedade mil, medo do duplo desconhecido: Uma cidade estranha, cheia de mitos e história, e os 21 km, não sabia o que ia acontecer depois dos 16 km, a única marca a qual cheguei nos treinos.

No avião conheci Vitor Hugo, corredor desde o século passado, como ele gosta de brincar, cheio de viagens pelo Brasil, contando histórias de corrida que me fizeram sonhar ainda mais. Cléber, meu amigo e colega de trabalho, indo encarar sua primeira maratona, e Angela, nossa caçula, iniciando na family run, mas de olho na meia em 2011. Esses foram meus companheiros desta jornada.

Tempo chuvoso, o cristo encoberto a maior parte do tempo, alguns dos maiores passeios adiados… Frustração? Nada disso. Fomos pegar nossos kits e já começamos a entrar no clima.

Quando pegamos o kit, mais emoção…

Quinta e Sexta andamos pra caramba, dormindo casa vez menos, a cada minuto da prova. Na sexta encontrei mais cuiabanos no Rio no “Rio Scenarium”, um lugar que eu nunca vou esquecer, tamanha alegria do samba carioca.

Sabadão, chuva pra caramba e a preocupação da chuva na prova. Fiquei pensando: se fizer até 2h30 tá jóia. Durante o dia umas dores repentinas na panturrilha. Histeria pura. rs. Comprei um gel, tomei dorflex e fui dormir a tarde, pra já relaxar um pouco na concentração. Dormi, descansei, mas à noite tinha ainda o jantar de véspera no porcão. E lá fomos nós…

O dia D finalmente.18.07.2010. 04h30 da manhã estava de pé. Ansiedade, banho quente, café da manhã: duas bananas.
Fomos Vitor Hugo, Cleber e eu para a largada dos ônibus da prova, já estava quase na hora. Fomos correndo, entramos no ônibus com o céu ainda escuro. Não sentia frio e de repente, fui mentalizando:acho que em 2h2o dá pra fazer. Vou conseguir. E assim fui pensando até a largada.

Na largada, chuva fina e friozinho. Será que vai dar? Ai, meu Deus, tomara que essa chuva vá embora… Encontrei a Ana, minha colega de treinos de Cuiabá e logo depois a Luciana, conversarmos com umas garotas de São Paulo e Brasília e fui firme no meu propósito. Rapidinho a Ana e a Luciana dispararam na minha frente, senti as panturrilhas queimando, mas pensei: calma, é só aquecer. E foi isso mesmo. No primeiro túnel a galera batendo palmas, entrei na onda e começou a diversão… Logo mais o mar, ah, o mar… o som dele batendo nas rochas e a sensação de que tudo valeu a pena. Subidinha leve no km 5, fui poupando energia, mas nada comparado as ladeiras de Cuiabá… rs

Km 6, 7, 8, 9… A paisagem exuberante, as pessoas dando força, e o mar…. Ah, Rio de Janeiro, estou apaixonada! Na cabeça, por incrível que pareça, um poema chamado “Vida Vívida” de Masaharu Taniguchi “Quem disse que eu sou um covarde sucumbindo ante as dificuldades? [...] Eu sou como o ar: Quanto mais comprimido for, mais força manifesto, tal como a bomba explode a rocha.” Uma felicidade tomou conta da minha mente, do meu corpo, do meu espírito. Nunca vivi nada igual na vida.

De repente, uma paisagem que até então estava encoberta: O Cristo redentor. Lá estava ele, na minha corrida, depois de tantas tentativas de vê-lo.Dei um sorriso, agradeci, e segui em frente.

Km18: o cansaço começou a bater, já dava pra ver a chegada, ao mesmo tempo pensando: eu não parei até agora; só faltam 3! 19, 20… 21km! Meus olhos se encheram de lágrimas e junto delas um sorriso se abriu quase involuntariamente, passei pela linha de chegada, parei meu cronômetro: 2h19’23”. Chorei um pouco e agradeci!

A primeira pessoa que encontrei foi a Ana, que vibrou comigo a minha vitória pessoal. Agradeço ao professor Fernando e toda a galera da Keep Running, sem vocês não teria dado certo.

Foi assim que aconteceu, amigos, só eu, a paisagem, em silêncio, correndo e respirando o ar carioca, vivendo um dos momentos mais incríveis da minha vida."

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bazar Sefaz Runners

Olá galera, temos mais um espaço aqui no blog, que é o nosso Bazar, que foi criado visando ajudar quem tem algum acessório de corrida que não está usando, e quem quer comprar por um preço mais acessível.

Então, caso tenha algum produto relacionado a corrida e queira trocar por um melhor, é só entrar em contato que disponibilizamos o espaço para o anúncio, e depois disso quem se interessar pelo produto é só entrar em contato aqui pelo blog.

Para inaugurar o espaço, temos um Mizuno Wave Musha, número 38, que foi usado apenas 2x pelo Sr. Jamil. Ele está pedindo R$100.

Esse é um tênis super leve, e muito utiizado especialmente em competições, principalmente por sua leveza. Quem quiser mais informações dê uma olhada nesse site.

Abraço a todos e bons treinos.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sefaz Runners na Mídia

Olá galera, por um acaso coloquei o nome Sefaz Runners no google, e me surpreendi pelo número de sites que noticiaram nossa participação na Corrida de Reis. Sites de notícia, de esportes, do estado, entre outros divulgaram nossa equipe e o Campeonato de Corrida de Rua. Abaixo seguem os links de alguns desses sites.

http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?em=2&n=516657&p=2
http://www.sinfra.mt.gov.br/TNX/noticia.php?secid=52XXcidXX66430
http://www.affemat.com.br/NG/conteudo.php?sid=44&cid=2429
http://www.espbr.com/noticias/sefaz-obtem-maior-participacao-historia-corrida-reis
http://www.noticiasnx.com.br/2010/index.php?option=com_content&view=article&id=22547:-
mais-de-cem-servidores-fazendarios-participam-da-corrida-de-reis-2011&catid=47:ultimas-noticias
http://www.jusbrasil.com.br/politica/6469274/sefaz-obtem-maior-participacao-na-historia-da-corrida-de-reis
http://jornaldedomingo.blogspot.com/2011/01/sefaz-obtem-maior-participacao-na.html
http://secommt.achanoticias.com.br/ng2/conteudo2.php?sid=52&cid=66517&parent=46
http://www.diaadianews.com.br/estado/noticias/23551/sefaz_obtem_maior_participacao_na_historia_da_cor
rida_de_reis
http://www.tosabendo.com/conteudo/noticia-ver.asp?id=46910
http://www.sefaz.mt.gov.br/portal/noticias/mostra_impressao.php?codg_Noticia=14949
http://www.ocorrespondente.com.br/home/index.php?pg=ler_noticias&id_noticia=2385
http://www.visaopolitica.com.br/?mega=codigo_noticias&cod=9580&cat=Esporte
http://www.coisasdematogrosso.com.br/site/noticias/noticia.asp?cod=14671
http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=355025
http://www.circuitomt.com.br/home/materia/50574

Isso mostra um pouco do sucesso de nosso evento, de como podemos nos beneficiar pela corrida e também transmitir uma boa imagem da Sefaz para o público externo.

Por isso, contamos com vocês para que esse ano tenhamos ainda mais sucesso.

E só pra finalizar, o blog está com um visual um pouco diferente. Espero que tenham gostado.

Abraço a todos e bons treinos