segunda-feira, 25 de abril de 2011

Correr em Grupo

Olá galera, segue abaixo um bom texto, retirado do site minha vida, sobre corrida em grupo. Espero que gostem.

Não é novidade que a corrida é um eficiente meio de deixar o corpo saudável. Além de favorecer a queima de gorduras, uma corrida leve que dure 40 minutos protege as articulações de lesões, tonifica músculos e deixa o coração mais forte. Os benefícios da corrida ainda podem ser multiplicados se ela for praticada em grupo.


De acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford , no Reino Unido, doses maiores de endorfina, o hormônio que dá a sensação de bem-estar, são liberadas pelo nosso corpo quando malhamos ou corremos em conjunto com outras pessoas. "Quando fazemos atividades em grupo, temos um sentimento de carinho, cuidado, afeto e amizade. Esses sentimentos criam uma relação de proteção, capaz de fazer a pessoa relaxar e curtir o momento mais do que se ela fizesse isso sozinha", explica a psicóloga clínica Rita Romaro.

Além disso, a atividade é especialmente divertida quando é praticada em grupo porque, ao contrário da maioria dos esportes, ela não tem número máximo de participantes e é feita ao ar livre. "Para fazer parte de um grupo de corrida, só é preciso ter vontade de correr", diz o preparador físico Edson Ramalho, mestrando em ortopedia na Universidade de Campinas.

Confira abaixo, alguns benefícios que a corrida com uma turma pode fazer por você.

1. É mais fácil começar

Muitas pessoas querem ter hábitos mais saudáveis só que não conseguem sair de uma rotina sedentária sozinhas. Por isso, o incentivo de alguém é importante na hora de irem para a pista. "Isso é algo muito comum nos grupos de corrida que acompanho. A maioria dos integrantes começou com uma experiência incentivada por amigos", diz Edson. Normalmente, as pessoas são convidadas para correr um dia e acabam se divertindo tanto com os integrantes do grupo que têm vontade de voltar no dia seguinte para estreitar relações.
 
2.Fica difícil desistir


Fazer parte de um grupo protege o corredor de ficar desanimado. "Os elogios que normalmente são ditos durante uma atividade em grupo servem de estímulo para continuar e melhoram a autoestima", explica Rita Romaro. Por isso, quando um corredor está infeliz com os resultados do treino, os outros integrantes o ajudam a não desistir e a continuar tentando a alcançar o seu objetivo.

Além da força que os amigos dão, o empenho e os resultados dos outros corredores servem de exemplo para aqueles que estão desmotivados. "É normal que o desempenho de uma pessoa se sobressaia. O restante do grupo, quando vê o que essa pessoa consegue fazer, fica incentivado a alcançar os mesmos resultados que ela", diz Edson

3.Leva bronca se faltar

O treino se torna mais eficiente quando os corredores estão comprometidos a atingir asmetas estipuladas pelo preparador físico. Uma das características mais fortes de um grupo de corrida é que as pessoas levam os treinos mais a sério do que aquelas que correm sozinhas. Quando marcam um dia da semana para correr, raramente elas faltam, ou a bronca vem em coro. "As pessoas ficam tão disciplinadas como atletas de alto nível, e deixam de dar desculpas para faltar aos treinos", afirma o preparador físico.

4.A vitória fica mais divertida

Conseguir alcançar uma meta estipulada traz um sentimento de superação. Esse efeito é ainda maior quando um bom resultado é alcançado em grupo. "As pessoas olham para traz e percebem todo o esforço que fizeram juntos para conseguir alcançar o objetivo. Além disso, quando a meta é batida, sempre há uma comemoração, uma festa, o que não acontece quando você treina sozinho", diz Edson Ramalho.

5.Pode unir a família

A corrida em grupo pode ser um meio de estreitar as relações familiares. "Hoje em dia é muito comum que pais e filhos não tenham muito tempo para ficar juntos, e é difícil encontrar uma atividade que possa ser feita por todas as idades e agradar todos os gostos. Por isso, muitas famílias formam pequenos grupos de corrida para fazer uma atividade conjunta", conta o preparador físico.

6.Aumenta o círculo social


Mesmo que você não tenha conhecidos que gostem de correr, fazer parte de um grupo de corrida pode melhorar o seu convívio social. "Apesar de a corrida ser um esporte que precisa de disciplina, ela é muito acessível e não precisa de muito tempo nem dinheiro para ser praticada. Por isso, é fácil ver pessoas que se conhecem em um grupo de corrida se tornarem amigas, mesmo só tendo em comum o gosto por esse esporte", diz Edson.

7.Melhora o desempenho profissional


As relações criadas em ambientes profissionais normalmente são mais superficiais devido às conversas desse círculo ficarem restritas a problemas de trabalho. "As pessoas que conhecemos no trabalho parecem outras quando as vemos fazendo atividades mais leves e divertidas", diz a psicóloga Rita Romaro.

De acordo com Edson Ramalho, cada vez mais as empresas estimulam os funcionários a correr em grupo. Esta medida simples melhora a comunicação no escritório, aumenta a intimidade e faz com que cada um dos profissionais tenha um melhor rendimento no trabalho, já que os seus funcionários ficam saudáveis e com mais disposição.


E para quem quiser essa experiência de correr em grupo, deixo aqui o convite para que participem do grupo de corrida da Sefaz. Nossos treinos acontecem terça e quinta-feira pela noite, logo após o expediente, e no sábado 7:00 da manhã.

Obs: não se esqueçam de fazer a inscrição para a Corrida em Comemoração ao Aniversário de VG. Assim que a fizerem, me mandem um e-mail informando.

Abraço a todos e bons treinos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Corrida Do Aniversário de VG

Olá galera, já está definida a data da segunda etapa do Campeonato de Corrida de Rua. Será dia 15 de maio, mesmo dia do concurso do TRT,  na Corrida em comemoração ao aniversário da cidade de Várzea Grande.

A corrida terá percurso de 10km, com início na Avenida Dom Orlando Chaves, em frente ao Sesi, e terminará em frente a prefeitura.

Para fazer a inscrição para a prova, clique aqui (se possível usem o mozilla, pois com o internet explorer tive problemas). Lembro a todos que devem imprimir o comprovante de inscrição e levá-lo no dia da prova. Além disso, peço a todos que, assim como na Corrida Pedestre Bom Jesus de Cuiabá, me mandem um e-mail confirmando que já estão inscritos para a prova, para que eu possa ter o controle de todos que irão participar.

Qualquer dúvida podem entrar em contato comigo (7-2315).

Abraço a todos e bons treinos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Enfim o Resultado

Olá galera, demorou mais saiu!


Depois de mais de uma semana de espera foi liberado o resultado da Corrida Pedestre Bom Jesus de Cuiabá. E agora, oficialmente, sabemos o desempenho da Sefaz Runners na prova.


Tivemos 41 pessoas representando nossa equipe, um aumento considerável para as corridas do ano passado, onde nossa média era de aproximadamente 25 pessoas por corrida. Isso se deve, em grande parte, ao maior interesse das mulheres. Nessa etapa por exemplo, 12 mulheres concluíram a prova, contra 5 na 1º etapa do ano passado. 
Ela correu com celular na mão?

E foi uma dessas novas corredoras a 1ª colocada de nossa equipe. Com o tempo de 1º02'22", a Taís não foi alcançada por nenhuma outra competidora, desbancando as favoritas Potiara e Rosely - campeão e vice do 1º Campeonato de Corrida respectivamente - e ainda não dando espaço para outra zebra (Greice) que poderia surgir.

A 2ª posição ficou com a Rosely que completou o percurso em 1º03'56", e na 3ª colocação a Potiara com 1º09'48". Ao que parece esse ano teremos uma disputa bem apertada novamente.

Entre os homens o melhor tempo foi do Jean, que tranquilamente fez 48'13", e que segundo o próprio dava para ter feito melhor, podendo ter tirado uns 2 minutos de seu tempo final. Apesar de parecer um pouco pretensioso, é bom não duvidar, pois depois de completar o percurso pela primeira vez, insatisfeito em correr apenas 10km, ele foi repetir mais uma parte do percurso. Para quem não acredita, temos a segunda chegada dele filmada!


Na sequência tivemos a maior disputa dessa etapa, que foi pela segunda posição entre os homens, que foi conquistada com muito suor pelo incansável Jamil, que ficou 1 segundo à frente do Anderson Santos. Isso mesmo, apenas 1 segundo! Enquanto o Jamil ultrapassou a linha de chegada com 49'03", seu concorrente direto o fez com 49'04".


A classificação geral pode ser conferida acessando o link que se encontra na barra lateral do blog.

Além desses, os tempos no geral estão melhorando muito em relação ao ano passado. Como exemplo disso, na primeira corrida do ano passado, bastou ter feito 56 minutos para terminar a corrida entre os 3 primeiros. Mas nessa corrida, quem fez esse tempo ficou com a décima posição. Isso demonstra o aumento do interesse pela prática da corrida e hábitos mais saudáveis.


Como um todo, gostaria de parabenizar e agradecer todos os que participaram da Corrida Pedestre Bom Jesus de Cuiabá e que abrilhantaram a abertura de nosso Campeonato.


Mas em especial, parabenizo aqueles que estão começando agora, que fizeram sua estreia no dia 03/04, ou participaram de poucas provas até hoje. E como recado, digo que  treinem e continuem participando das corridas, pois além de melhora no desempenho, garanto que ganharão muita saúde e qualidade de vida.

Abraço a todos e Bons treinos.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Mais fotos

Olá galera, por enquanto a única notícia que tenho do resultado da corrida é que ele saíra apenas a partir do dia 11. O que nos resta é ficar na espera.

Enquanto isso, graças ao nosso colega Elias, conseguimos mais algumas fotos da participação de nossa equipe na Corrida. Elas são do fotografo Tuiuiu. Para vizualizá-las, clique aqui

As fotos estão da metade para baixo do álbum.

Abraço a todos e bons treinos.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fotos da Corrida

Olá galera, antes de mais nada agradeço e parabenizo a todos pela participação na Corrida Pedestre Bom Jesus de Cuiabá.

Agradeço também a Rosely, que por meio de um amigo cedeu algumas fotos para que pudessemos postar no blog. Quem quiser, pode acessar essas fotos clicando aqui.

Assim que tivermos mais informações sobre a corrida faço um post mais detalhado.

Abraço a todos e bons treinos.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pequenos Avisos

Olá galera, como todos já sabem domingo será nossa estréia no Campeonato de Corrida de Rua. Portanto deixo abaixo alguns avisos para que evitemos aborrecimentos. São eles:

- Leve documento de identidade para retirar número de peito e camiseta do evento;

- Leve o comprovante de inscrição. Caso tenha me enviado por e-mail, eu o levarei;

- Procure chegar com a antecedência devida, no máximo 7:20;

- Ao chegar no local, procure os colegas da Sefaz para que possamos ficar todos reunidos e mostrarmos quem será o representante da GQV que será o responsável por anotar a nossa colocação;

- Ao terminar a prova, vá de encontro ao representante da GQV que estará na chegada para que seu nome seja devidamente colocado na nossa lista de classificação (principalmente aqueles que vão começar a correr conosco esse ano, pois muitos ainda não conhecemos)

- Depois de todos esses procedimentos, vá novamente de encontro aos colegas de Sefaz, assim você poderá tirar um sarro de quem terminou a Corrida atrás de você!

Então é isso galera, um bom descanso a todos e até Domingo.

Abraço.