quarta-feira, 26 de março de 2014

WILSON BOAVENTURA

Seguindo com a retomada do blog, voltamos com a seção de entrevistas. E hoje resolvemos saber um pouco mais sobre o percurso e evolução do nosso colega Wilson no mundo da corrida.

SEFAZ RUNNERS - Por favor, apresente-se.

Sou Wilson Rodrigues Boaventura, tenho 57 anos, sendo que desses, 37 são de serviço público. Atualmente sou analista da Sefaz,  efetivo, lotado na Gerencia de Patrimônio Mobiliário.

SEFAZ RUNNERS - Como e por que iniciou a prática da Corrida de Rua?

 Iniciei a correr a partir da corrida de Reis de 2011. O motivo foi a pressão arterial que estava subindo, conforme aferições períodicas promovidas pela Gerencia de Qualidade de Vida, nos anos de 2009 e 2010. Procurei um médico, fiz todos os exames e a Cardiologista disse que os exames não apontaram nada de grave, mas de fato a pressão estava meio alta. Orientou que eu poderia baixar a pressão com exercícios físicos. A partir dai, passei a fazer natação, gostei da modalidade, porém essa prática me tomava muito tempo, desde o deslocamento até a prática levava em torno de duas horas. Já a corrida é uma atividade mais simples, por isso optei por ela. Em janeiro de 2011 fiz minha primeira Corrida de Reis com o tempo de 1h17m. Metade do percurso correndo, metade andando.

SEFAZ RUNNERS - Depois de iniciar a correr, sentiu alguma mudança no seu dia a dia?

A prática da corrida de rua me ofereceu muito aprendizado, principalmente o respeito ao limite do corpo humano. Aprendi que praticamente existem três fases para tornar-se um corredor, que sou hoje. Primeira fase é a da perseverança, que é a mais difícil porque o corpo dói, a respiração é curta, o coração parece que vai sair pela boca, dá vontade a todo o momento de desistir.  É como tirar seu corpo da zona de conforto e por ele para trabalhar, vai haver muita reclamação. A segunda fase é a da manutenção, que também não é fácil, porque tem que se manter correndo durante todo o ano, com uma rotina de treinamentos e corridas oficiais apoiadas pelo Sefaz Runners. Mas aí o corpo começa a acostumar e  se adaptar com as corridas.
A última fase é do prazer, nesta fase o corpo é quem cobra as atividades, a gente sente prazer em correr,  sente falta e o corpo pede pra correr. Quando paramos por uns dias,  sente-se muita falta e chegamos até a ficar desorientados, querendo correr de qualquer forma.
Os três anos e quatro meses ininterruptos de corridas me proporcionaram mais saúde, a pressão arterial voltou ao normal, perdi 10 quilos e a tradicional barriguinha; e sinto mais disposição para o trabalho e outras atividades do dia a dia.

SEFAZ RUNNERS - Como é sua rotina de treinamentos?

Treino pelo menos três vezes por semana (2ª,4ª, 6ª e Domingo),  das 5:30h as 6:30hs, em média de 8 a 9 km, nas ruas e avenidas principais do meu bairro CPA III. E quando está na semana da corrida que vale para o Campeonato de Corrida da SEFAZ, treino durante todos os dias da semana. Nos dias que não faço corrida, faço exercícios localizados como alongamentos para pernas, braços e coluna, além de abdominais dentro de casa.

SEFAZ RUNNERS - O que o motiva a seguir treinando?

O que motiva a continuar correndo é o meu bem estar, a saúde e disposição para o trabalho. O prazer que encontrei na corrida. Além do exemplo que proporciono a minha família, esposa,  filhos e  genros. Acredito vou correr até o fim da minha vida.

SEFAZ RUNNERS - Qual sua corrida mais marcante e por que?

Foi a Corrida de Reis de 2014, que consegui pela primeira vez fazer 10 km, abaixo de 60 minutos. Terminei a Corrida com 59:35min. Foi uma corrida tranquila, pelo percurso com poucas subidas e sem tradicional sol escaldante, que facilitou a diminuição do tempo.

SEFAZ RUNNERS - Por fim, algum recado para os colegas de corrida?

Recado que tenho para os colegas é o seguinte: Aproveite que tem saúde, e pratique esportes constantemente para se manter saudável. Indico a corrida de rua que é barata, só precisa de um short, camiseta e tênis apropriado,  não toma muito tempo,  e proporciona melhoria da saúde, emagrece e dá disposição. Vença as duas primeiras fases a de perseverança e manutenção, comece devagar com caminhadas, depois alterne com caminhada e corrida e depois só corrida. E faça parte do Grupo da Sefaz Runners, que dá motivação e orienta quanto aos dias das corridas, bem como orienta a melhor forma para praticar a corrida de rua. Vença e venha ser mais um corredor de rua.

2 comentários:

Cezar da Hora disse...

Parabéns Wilson!

Unknown disse...

Meu pai, meu orgulho...Parabéns pai..Te amo. :)