segunda-feira, 31 de março de 2014

Inscritos

Olá pessoal, domingo será dada a largada para mais um Campeonato Fazendário de Corrida de Rua, e esse ano a disputa promete ser boa pelas primeiras posições, tanto no masculino como no feminino.

Mas, além dos corredores tradicionais, que já estão presentes há alguns anos, alguns "novatos" também resolveram se arriscar na disputa. Segue abaixo a lista dos servidores que avisaram sobre sua presença na corrida de domingo.


Caso tenha se inscrito para a corrida e seu nome não esteja presente, encaminhe e-mail para sefaz.runners@sefaz.mt.gov.br e nos diga que está inscrito.

Conto com a presença de todos no domingo.

Um Abraço e bons treinos.

quarta-feira, 26 de março de 2014

WILSON BOAVENTURA

Seguindo com a retomada do blog, voltamos com a seção de entrevistas. E hoje resolvemos saber um pouco mais sobre o percurso e evolução do nosso colega Wilson no mundo da corrida.

SEFAZ RUNNERS - Por favor, apresente-se.

Sou Wilson Rodrigues Boaventura, tenho 57 anos, sendo que desses, 37 são de serviço público. Atualmente sou analista da Sefaz,  efetivo, lotado na Gerencia de Patrimônio Mobiliário.

SEFAZ RUNNERS - Como e por que iniciou a prática da Corrida de Rua?

 Iniciei a correr a partir da corrida de Reis de 2011. O motivo foi a pressão arterial que estava subindo, conforme aferições períodicas promovidas pela Gerencia de Qualidade de Vida, nos anos de 2009 e 2010. Procurei um médico, fiz todos os exames e a Cardiologista disse que os exames não apontaram nada de grave, mas de fato a pressão estava meio alta. Orientou que eu poderia baixar a pressão com exercícios físicos. A partir dai, passei a fazer natação, gostei da modalidade, porém essa prática me tomava muito tempo, desde o deslocamento até a prática levava em torno de duas horas. Já a corrida é uma atividade mais simples, por isso optei por ela. Em janeiro de 2011 fiz minha primeira Corrida de Reis com o tempo de 1h17m. Metade do percurso correndo, metade andando.

SEFAZ RUNNERS - Depois de iniciar a correr, sentiu alguma mudança no seu dia a dia?

A prática da corrida de rua me ofereceu muito aprendizado, principalmente o respeito ao limite do corpo humano. Aprendi que praticamente existem três fases para tornar-se um corredor, que sou hoje. Primeira fase é a da perseverança, que é a mais difícil porque o corpo dói, a respiração é curta, o coração parece que vai sair pela boca, dá vontade a todo o momento de desistir.  É como tirar seu corpo da zona de conforto e por ele para trabalhar, vai haver muita reclamação. A segunda fase é a da manutenção, que também não é fácil, porque tem que se manter correndo durante todo o ano, com uma rotina de treinamentos e corridas oficiais apoiadas pelo Sefaz Runners. Mas aí o corpo começa a acostumar e  se adaptar com as corridas.
A última fase é do prazer, nesta fase o corpo é quem cobra as atividades, a gente sente prazer em correr,  sente falta e o corpo pede pra correr. Quando paramos por uns dias,  sente-se muita falta e chegamos até a ficar desorientados, querendo correr de qualquer forma.
Os três anos e quatro meses ininterruptos de corridas me proporcionaram mais saúde, a pressão arterial voltou ao normal, perdi 10 quilos e a tradicional barriguinha; e sinto mais disposição para o trabalho e outras atividades do dia a dia.

SEFAZ RUNNERS - Como é sua rotina de treinamentos?

Treino pelo menos três vezes por semana (2ª,4ª, 6ª e Domingo),  das 5:30h as 6:30hs, em média de 8 a 9 km, nas ruas e avenidas principais do meu bairro CPA III. E quando está na semana da corrida que vale para o Campeonato de Corrida da SEFAZ, treino durante todos os dias da semana. Nos dias que não faço corrida, faço exercícios localizados como alongamentos para pernas, braços e coluna, além de abdominais dentro de casa.

SEFAZ RUNNERS - O que o motiva a seguir treinando?

O que motiva a continuar correndo é o meu bem estar, a saúde e disposição para o trabalho. O prazer que encontrei na corrida. Além do exemplo que proporciono a minha família, esposa,  filhos e  genros. Acredito vou correr até o fim da minha vida.

SEFAZ RUNNERS - Qual sua corrida mais marcante e por que?

Foi a Corrida de Reis de 2014, que consegui pela primeira vez fazer 10 km, abaixo de 60 minutos. Terminei a Corrida com 59:35min. Foi uma corrida tranquila, pelo percurso com poucas subidas e sem tradicional sol escaldante, que facilitou a diminuição do tempo.

SEFAZ RUNNERS - Por fim, algum recado para os colegas de corrida?

Recado que tenho para os colegas é o seguinte: Aproveite que tem saúde, e pratique esportes constantemente para se manter saudável. Indico a corrida de rua que é barata, só precisa de um short, camiseta e tênis apropriado,  não toma muito tempo,  e proporciona melhoria da saúde, emagrece e dá disposição. Vença as duas primeiras fases a de perseverança e manutenção, comece devagar com caminhadas, depois alterne com caminhada e corrida e depois só corrida. E faça parte do Grupo da Sefaz Runners, que dá motivação e orienta quanto aos dias das corridas, bem como orienta a melhor forma para praticar a corrida de rua. Vença e venha ser mais um corredor de rua.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Percurso Corrida Bom Jesus

Olá pessoal, continuam abertas as inscrições para a corrida Pedestre Bom Jesus de Cuiabá. Para se inscrever basta clicar aqui.

Segue abaixo o mapa e altimetria da corrida.
















Como podem observar o percurso da corrida é repleto de subidas e descidas, sendo o ponto crítico do quilômetro 2 ao 6, que possui subidas fortes e extensas. Além disso, como há uma descida forte no começo da corrida, vale lembrar que é bom não acelerar muito nesse começo, pois o risco de "quebra" na sequência da corrida é grande.

E por último, não se esqueçam, assim que fizerem sua inscrição, encaminhe e-mail para sefaz.runners@sefaz.mt.gov.br avisando que está inscrito.

Abraço a todos e bons treinos.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Voltamos

Depois de um longo e tenebroso inverno o blog retoma suas atividades.

E sendo direto e sucinto voltamos com o 5° Campeonato Fazendário de Corrida de Rua, que começa no dia 6 de abril com a Corrida Pedestre Bom Jesus de Cuiabá.

A corrida terá largada as 7:00hs para as meninas e 7:15 para os meninos. O percurso esse ano mudou bastante já que será aqui pela região do CPA. Nos próximos dias posto o mapa e altimetria da corrida para vocês. Também nos próximos dias será divulgado o regulamento do 5° Campeonato de Corrida.

Para os interessados em se inscreverem, basta clicar aqui. POR FAVOR, assim que se inscreverem encaminhem e-mail para sefaz.runners@sefaz.mt.gov.br e apenas avisem que estão inscritos.

E por fim, agradeço aos muitos que pediram a volta do Campeonato de Corrida, vocês são o motivo maior disso aqui.

Abraço a todos e bons treinos.